Engenharia de Produto e Processo
Mantém todas as propriedades e regras do produto (matéria-prima, semi-acabados e acabados) necessárias para fabricação, vendas, compras, planejamento e custos. Compõe a estrutura de produtos fabricados com os respectivos componentes e seus consumos. Montagem do fluxo do processo de produtos fabricados com os respectivos tempos de cada operação.
Planejamento da Produção
O planejamento da produção possibilita tratar os diferentes ambientes de produção do ponto de vista do atendimento da demanda, de acordo com a classificação: “make-to-order”, “make-to-stock” e “assemble-to-order”. Elaborar o plano mestre de médio e longo prazo, com a finalidade de avaliar investimentos e disponibilidades de recursos.
Gestão de Fábrica
Assegura que as ordens de produção sejam cumpridas da forma correta e na data certa. O software relata o material em processo acumulado nos diversos estágios do processo produtivo, o estado atual de cada ordem de produção, as quantidades produzidas de cada produto e também o nível de utilização dos equipamentos.
Gestão de Terceiros
Efetua a gestão das remessas e retornos de produtos para industrialização junto as empresas terceirizadas.
Planejamento e Controle de Manutenção
Estabelece uma filosofia de como a empresa irá gerenciar a própria manutenção dos equipamentos, de como deve proceder para coletar as informações das suas ordens de serviço, para o atendimento dos seus almoxarifados e como fazer as suas compras. O sistema contribui para a preservação dos equipamentos e consequentemente, permite elevar o nível de produção e também aferir os custos da manutenção.
Informação Gerencial
Criado especialmente para gestores, com a finalidade de acompanhar os resultados da empresa. Disponibiliza as informações de forma consistente e única de toda a organização de modo sintético ou analítico.
Contabilidade
Registra todos os fatos contábeis ocorridos na empresa, atendendo as exigências legais e oferecendo ferramentas para análise gerencial. Os lançamentos contábeis são gerados automaticamente.
Custos
Módulo responsável pela valorização (produção, estoque), custeio, formação de preço e orçamento de preço. A valorização da produção utiliza o sistema de custeio por absorção. O método de valorização dos estoques de materiais é obtido pelo custo médio diário, já os estoques intermediários, em processo (nas máquinas) e acabados são pelo custo médio mensal.
Patrimônio
Auxilia no controle físico dos bens adquiridos pela empresa e efetua o cálculo e a contabilização da depreciação.
Registro Fiscal
Registra, controla e informa as obrigações e direitos fiscais perante o sistema tributário, tendo como fato gerador os eventos previstos pela legislação tributária, decorrente das atividades comerciais, financeiras e industriais praticadas pela empresa.
Compras
Otimiza e gerencia as compras da empresa, buscando os melhores preços, prazos de entrega e qualidade compatíveis com a demanda do processo industrial. Permite a aprovação eletrônica do pedido de compra pelo gestor.
Estoque
Gerencia os estoques da empresa, desde a matéria-prima, de produtos em processo e produtos acabados, tendo como objetivos o planejamento dos estoques e o controle das quantidades.
O estoque é valorizado, contabilizado e também inventariado.
Gestão da Qualidade
No Fornecimento: possibilita avaliar a eficiência da qualidade da entrega do fornecedor, segundo os registros da ABNT NBR ISO9001, tomando como base o registro das inspeções de qualidade na entrada e as não conformidades.
Contas a Pagar
Possibilita um rígido controle sobre todos os compromissos de pagamento da empresa e também atende a todas necessidades contábeis. Mantém os registros históricos com as movimentações efetuadas para cada obrigação. Permite o controle e a emissão de cheques para o pagamento dos títulos.
Contas a Receber
Permite um rígido controle da carteira de cobrança e adiantamentos dos clientes. Possui o recurso da cobrança eletrônica. É totalmente integrado aos módulos de contabilidade, faturamento e fluxo de caixa.
Fluxo de Caixa
Dá visibilidade a toda movimentação monetária da empresa, tanto fluxo de caixa previsto como realizado. As receitas e despesas são apresentadas ao longo de um período que pode ser configurado como: diário, semanal, mensal, etc.
Administração de Vendas
Agiliza as relações entre a empresa e o cliente pelo gerenciamento do processo do pedido de vendas. Calcula e controla as comissões. Permite acompanhar o desempenho dos vendedores no cumprimento das metas de venda, aquisição de novos clientes e venda per capita. A recepção do pedido de vendas pode ser feita de diversas fontes: Palmtop, WEB, EDI.
Controle de Fretes
EDI com as transportadoras com o objetivo:
- Conferência das faturas, o valor cobrado pela transportadora está correto.
- Conferência automática dos conhecimentos.
- Ocorrências de atraso.
- Baixa das entregas.
- Confirmação do embarque.
- Importação automática do conhecimento de frete.
- Fornecer informações as transportadoras para facilitar a entrega (informações das notas fiscais transportadas)
Estoques
A manutenção de estoques de produtos acabados é justificada por duas razões: garantir atendimentos efetuados para as vendas realizadas e diminuir os custos de mudança de linha de produção.
Esse estoque é valorizado, contabilizado e também inventariado.
Faturamento
Atende integralmente o SPED quando se trata da Nota Fiscal Eletrônica.
Disponibiliza ferramentas para automatizar o processo de expedição de mercadorias e efetuar o acompanhamento de desempenho de faturamento.
Totalmente integrado, com outros módulos do sistema:
- Contas a Receber
- Registros Fiscais
- Comissões
- Estoque
- Contabilidade
- Vendas
Gestão da Qualidade
Do processo de vendas:
Documenta e controla o registro de ocorrências e as soluções aplicadas para estas ocorrências do pós-venda.
Possibilita a avaliação do Índice de qualidade no atendimento ao cliente.
Permite controlar os débitos dos comissionistas referente a ocorrência de qualidade. Acompanhamento do tempo de conclusão da ocorrência de qualidade.
Do processo de devolução do cliente:
Registra a inspeção e analise das devoluções enviadas pelos clientes. Do resultado deste processo se obtém:
- Índice de devoluções do cliente;
- Custo das devoluções do cliente;
- Devoluções do cliente por tipo de defeito;
- Plano de inspeção dos produtos;
- Rastreabilidade das notas fiscais de entrada por devolução x nota fiscal do faturamento.